.jpeg)
Daniel Cristiano
Administrador de Sistemas Informáticos do Centro de Controlo e Missão de Satélites
Papel do administrador de sistemas informáticos no Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC)
Para obtermos um entendimento claro do papel que um Administrador de Sistema Informático exerce no funcionamento de um Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC) no que concerne a gestão dos satélites, dentro do universo dos diversos especialistas das diversas áreas, é importante compreender os seguintes conceitos:
O termo Sistema indica processos automáticos ou manuais. O primeiro tem que ver com computadores e redes de comunicação, e o segundo sobre metodologias ou pessoas.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), é uma infraestrutura constituída por sistemas e equipas, onde o seu papel é de controlo e gestão dos satélites em órbita a partir de acções como, recepção e transmissão de dados dos satélites controlados, por meio de um sistema de Antenas.
Uma Rede de Computadores é um grupo de sistemas que estão ligados entre si através de canais de comunicação com o objectivo de compartilharem recursos entre si.
- SISTEMAS INFORMÁTICOS
Importa referir que os sistemas informáticos não se tratam somente de softwares ou computadores, nos dias de hoje o seu conceito é muito mais abrangente, uma vez que fornecem dados e realizam análises profundas de questões operacionais que ajudam na tomada de decisões dos gestores dentro das empresas.
Tendo em conta que qualquer sistema necessita de ter um administrador, foi criada a área de Administrador de Sistemas Informáticos. O papel de um Administrador de Sistema dentro de uma organização varia muito de organização para organização, mas todos eles têm como base a gestão, monitorização do desempenho dos sistemas, resolução de problemas tanto a nível dos softwares como do hardware e garantir a segurança dos sistemas.
- PAPEL DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS INFORMÁTICOS NO CENTRO DE CONTROLO E MISSÃO DE SATÉLITES (MCC)
O papel principal do Administrador de sistema no MCC é de apoiar as outras equipas que estão ligadas directamente à gestão do satélite, nomeadamente: Análise de subsistemas, Canal de Serviço, Suporte e Navegação Balística e Planeamento do Voo. Uma vez que os equipamentos e softwares que são utilizados por estas equipas para efectuarem as suas tarefas, são geridas pelo Administrador de Sistemas, no que concerne o seu bom funcionamento e segurança.
Para gestão de um satélite, a interacção entre as diversas equipas é primordial, visto que em muitos casos, uma equipa para executar uma determinada tarefa depende muito dos resultados que a outra vai produzir. Por exemplo: A Equipa dos operadores do voo do satélite para executar uma manobra de correcção da sua posição orbital, necessita dos comandos que são gerados e enviados para o servidor pela Equipa de Planeamento do Voo e assim serem acessados pela Equipa de Análise de subsistemas para efectuar a manobra. Este processo demonstra que as áreas têm que estar conectadas a partir de uma rede de computadores que o administrador de sistemas tem que garantir o seu pleno funcionamento.
O administrador de Sistemas Informáticos no MCC é responsável pelo funcionamento ininterrupto do conjunto de equipamentos e softwares que estão ligados directa ou indirectamente à gestão do satélite, e para garantia deste funcionamento são desenvolvidas diversas acções, tais como:
- Garantir que todos os serviços e equipamentos estejam a funcionar dentro dos parâmetros programados para quais foram desenvolvido através de monitoramento e diagnósticos de desempenho;
- Executar os procedimentos de backup e arquivamento de informações;
- Monitorar e executar as Políticas de Segurança previamente estabelecidas contra ameaças externas e internas;
- Apoiar o funcionamento das diversas áreas de acordo com a documentação operacional, incluindo o desenvolvimento e implementação de medidas de recuperação de situações não nominais;
- Alterar as configurações dos softwares do MCC se necessário, junto com as outras equipas;
- Garantir a troca de informações entre o MCC principal situado em Luanda e o MCC Reserva, localizado na Rússia;
- Realizar os serviços técnicos e manutenções preventivas em toda a Rede;
- Instalar as novas versões dos Softwares;
- Efectuar reparos em caso de falhas de hardware e equipamentos, utilizando peças sobressalentes.
- CONCLUSÃO
A semelhança de um Administrador convencional, um Administrador de sistemas Informáticos no MCC precisa ser um bom comunicador para articular a resolução de quaisquer problemas com a sua equipa e garantir que sejam tratados em tempo útil. Mas também precisa ter profissionalismo técnico que é exigido, de modo a compreender a complexidade dos sistemas com os quais está a lidar.
Autor
Daniel Cristiano
Licenciado em Tecnologias de Informação
Administrador de Sistemas Informáticos do Centro de Controlo e Missão de Satélites, Funda - Luanda