Estudante de mestrado da Universidade Espacial Internacional defende dissertação sobre aplicação espacial desenvolvida pelo GGPEN 

A estudante de Mestrado em Estudos Espaciais, na Universidade Internacional do Espaço (ISU), Alexandra Lissouba, defendeu, a 10 de Maio de 2023, a sua dissertação com o tema “Uso de imagens de satélite para a classificação das culturas em Angola” (do inglês, Use of satellite Image for Crop Classification in Angola). A temática do trabalho esteve enquadrada no processo de desenvolvimento e validação da solução tecnológica espacial Tech-Agro, sob supervisão do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), e mereceu elogios por parte da banca de jurados.

O trabalho foi um estudo quantitativo usando imagens de satélite e técnicas de inteligência artificial (linguagem de máquina, do inglês machine learning), focado no cultivo do milho, na província de Malanje, durante três épocas agrícolas consecutivas, de 2018 a 2021, para detectar e classificar culturas visando obter informações de base para melhorar as práticas agrícolas e aumentar a produtividade.

A estudante foi orientada pelo Ph.D Taiwo Tejumola, Professor Assistente na Universidade Internacional do Espaço e co-orientada pelo Dr. Zolana João, Director Geral do GGPEN, e contou ainda com apoio dos técnicos do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do Gabinete.

Tendo em conta a qualidade do trabalho de mestrado, o mesmo foi aceite como artigo científico para ser apresentado durante o Congresso Internacional de Astronáutica, a decorrer em Baku, Azerbaijão, de 2 a 6 de Outubro de 2023.

ISU

O Mestrado em Estudos Espaciais (MSS) da International Space University é um programa de pós-graduação interdisciplinar de um ou dois anos. Abrange todos os aspectos do domínio do espaço global e é projectado para estudantes de diversas origens educacionais, culturais e profissionais.

Desde 1995, o programa MSS oferece uma base de conhecimento de ponta para uma carreira de sucesso no sector espacial, com cursos de Mestrado em Estudos da Ciência Espacial, Mestrado em Administração da Ciência Espacial, e Mestrado Executivo em Administração de Negócios.

O campus central da ISU está localizado em Estrasburgo, Alsácia, no Nordeste da França. Ao todo, treze ex-alunos da instituição são astronautas ligados a agências espaciais como Agência Espacial Norte-Americana (NASA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), Agência Espacial Europeia (ESA), dentre outras.