ARCCLA obtém resultados satisfatórios com utilização de aplicação espacial desenvolvida pelo GGPEN

O GGPEN forneceu à Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola (ARCCLA) relatórios de monitorização de terrenos destinados à implementação de plataformas logísticas, nas províncias da Huíla e Lunda Norte, gerados pela aplicação espacial TECH-GEST.

Tais relatórios foram utilizados satisfatoriamente pelos técnicos da ARCCLA para realizarem estudos de prospecção de água no terreno da Plataforma Logística de Arimba e identificação de um terreno na região fronteiriça de Tchicolondo.

A entrega dos relatórios ocorreu no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo GGPEN e a ARCCLA, visando o teste e a customização de um pacote de serviços da solução TECH-GEST para a monitorização e inventariação de infra-estruturas logísticas, pólos de desenvolvimento, zonas francas e corredores ferroviários, dentro do escopo de actuação de qualquer empresa ou agência de logística.

A TECH-GEST utiliza imagens de satélite de alta resolução espacial (0.3 a 1.5 m), o que significa que objectos espaçados no solo em 30 centímetros poderão ser distinguidos. As imagens servem para uma identificação visual das infra-estruturas, inventariação de activos, categorização visual do seu estado e a identificação de infra-estruturas auxiliares (estradas, aeroporto, portos, barragens, rios, etc).

As imagens de satélite são processadas com auxílio do aprendizado de máquina (machine learning), discriminando e caracterizando a infra-estrutura e a área envolvente a mesma, com o mapeamento do uso e ocupação do solo, mapa de localização, mapa rodoviário, fontes de água e muito mais.

A inventariação de infra-estruturas, terrenos reservados com imagens de satélite de alta resolução, providenciam um conjunto de benefícios, desde a optimização do uso dos recursos, redução dos custos operacionais, valor agregado na prestação de serviço e tudo isto pago em moeda nacional.

De ressaltar que o serviço TECH-GEST alinha-se aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infra-estrutura) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).