Formação sobre link budget e aceitação de antenas terrestre na rede Angosat-2
Decorreu, nos dias 30 e 31 de Janeiro, nas instalações do Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC, na sigla em inglês), a formação sobre Link budget e aceitação de antenas terrestre na rede Angosat-2.
O link budget é o processo que consiste no cálculo e definição dos parâmetros de rádio frequência para que a antena terrestre possa comunicar com o satélite e vice-versa.
Aceitação de antenas na rede Angosat-2, é o processo que consiste garantir que as antenas ou infra-estrutura terrestre do operador esteja dentro dos requisitos técnicos do Angosat-2.
Participaram da formação sete especialistas do GGPEN nomeadamente: gestores da carga útil e do sistema de rádio frequência.
A referida formação teve, igualmente, como objectivo refrescar o conhecimento adquirido pelos especialistas nos últimos três meses no âmbito dos testes de serviços realizados em algumas províncias do país.
A formação foi intensiva e abordou-se link os aspectos técnicos das antenas terrestres principal e remotas, foi igualmente revisto o conceito da disponibilidade do link em situações adversas.
No final, a parte prática culminou com os procedimentos para aceitação de uma antena terrena que servirá como HUB (concentrador de tráfego) para prestar serviços em vários pontos do país via Angosat-2 na banda C.