“Fazer parte do GGPEN tem sido muito bom para nós, mulheres”

A experiência de trabalho feminino na área espacial no país, bem como o programa de formação de quadros angolanos no sector, mereceu destaque esta sexta-feira, 20, no programa Sexto Sentido (Tv Zimbo).

Quadro do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, a Analista da Carga Útil do ANGOSAT-2, engenheira Ermeliana Chipita Soares, referiu que apesar de haver pouca aderência das mulheres nas ciências exactas, “fazer parte do GGPEN tem sido muito bom pra nós, mulheres que trabalham no Gabinete, devido a oportunidade de acesso contínuo à formações”.

No âmbito da formação de quadros, especialistas angolanos estão a ser formados nas melhores universidades aeroespaciais do mundo, assim como têm obtido formações contínuas tanto em Angola, como no exterior, atendendo assim aos objectivos da Estratégia Espacial Nacional para tornar a indústria espacial angolana competitiva.

A partilha do conhecimento adquirido foi também outro ponto forte da entrevista: “temos ministrado formações de CanSat, que são pequenos satélites para fins académicos e também formação de comunicação via satélite, que abrangem todo território nacional, pois recebemos formandos de várias províncias do nosso país”.

A engenheira Ermeliana Chipita Soares falou também sobre o ANGOSAT-2 que, por cobrir todo território angolano, “terá como vantagem a inclusão digital, onde até às áreas remotas do nosso território será coberta com o sinal de radiofrequência”.