
Delegação de alto nível da Africell visita sede do GEDAE
Uma delegação de alto nível da Africell Group, empresa parceira do GGPEN no GEDAE – Soluções Inteligentes do Centro de Geodados, visitou esta quarta-feira, 25, a sede da instituição, no Talatona, em Luanda.
Pela Africell Group estiveram presentes Ziad Dalloul, Chief Executive Officer, Jad Abi Fadel, Chief Operating Officer e Magase Mogale, Chief Legal Officer. Já em representação da Africell Angola, participaram da visita Jorge Vazquez, CEO, Brian Baltimore, Chief Projects & Customer Experience Officer, Victor Silva, Project Manager, e Ana Arroteia, Project Manager.
A delegação do GGPEN, liderada pelo Director Geral, Dr. Zolana João, apresentou o Centro de Geodados e acompanhou os presentes numa visita às instalações recém inauguradas do Centro.
O GEDAE representa um avanço significativo na aplicação de tecnologias espaciais e digitais para responder a desafios nacionais nas áreas de ordenamento territorial, planeamento urbano, agricultura de precisão, gestão ambiental, prevenção e resposta a desastres, infra-estruturas e gestão de recursos.
Foi, igualmente, feita uma demonstração de algumas aplicações espaciais já em uso por actores nacionais, a exemplo, da TECH-Gest, que com o uso de tecnologia espacial e inteligência artificial, através de aplicações espaciais desenvolvidas por quadros nacionais, foi possível fazer a georreferenciação de aproximadamente onze milhões de edifícios em todo o país, potencializando a arrecadação de receitas via imposto predial.
A parceria entre o GGPEN e a Africell Angola demonstra o impacto positivo da colaboração entre o sector público e privado, com o GEDAE a surgir como uma infra-estrutura estratégica para a inovação, a produção de conhecimento e a geração de valor económico e social a partir da informação geoespacial.
O GEDAE representa mais do que um projecto de infra-estrutura de dados – é uma base fundamental para construir uma economia resiliente e baseada no conhecimento que aborda os desafios nacionais, promove a inovação e contribui para o posicionamento estratégico de Angola no continente africano e na Nova Economia Espacial.