
GEDAE: Catoca inicia utilização de solução inteligente voltada para o sector mineiro
Delegações da Sociedade Mineira de Catoca, liderada pelo Director Geral, Benedito Paulo Manuel, e da Endiama, liderada pelo Administrador Laureano Paulo, estiveram esta sexta-feira, 20, na sede do GGPEN, no Talatona, Luanda, para receberem oficialmente a solução inteligente TECH-Minas – ferramenta que utiliza inteligência artificial em imagens de satélite para apoiar e monitorar as actividades mineiras, o planeamento, a localização de minerais e o mapeamento de pontos críticos de mineração.
Desenvolvida por especialistas do GGPEN, a entrega, que foi realizada pela direcção do Gabinete, liderada pelo Director Geral, Dr. Zolana Rui João, acontece após assinatura de contrato, em Fevereiro deste ano, na sequência da experimentação de algumas funcionalidades e parametrização de acordo com as necessidades da Catoca.
O objectivo do contrato é o monitoramento da actividade mineira e a aquisição periódica de imagens de satélite. Funcionários do GGPEN irão agora deslocar-se à Mina de Catoca para formação dos primeiros dezassete utilizadores da ferramenta.
Após a entrega simbólica, as delegações fizeram uma visita guiada ao GEDAE com a apresentação das funcionalidades da TECH-Minas, que será disponibilizada para os técnicos de Catoca, a partir da data de hoje.
TECH-Minas
A TECH-MINAS apresenta inovação ao integrar as mais modernas técnicas e ferramentas de inteligência artificial para permitir melhorar a experiência dos utilizadores no uso de ferramentas web de Sistema de Informação Geográfico (WebGIS). Os mesmos poderão utilizar linguagem natural para interagir com a plataforma e obter resposta sobre o estado de activos mineiros, monitoramento e mapeamento da actividade mineira, bem como sobre o impacto ambiental da referida ferramenta.
A TECH-MINAS foi criada pelo GGPEN, órgão do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), com apoio de parceiros locais, como a Endiama e internacionais.