Delegação da ANPG visita GGPEN para avaliação de solução espacial utilizada para controlo de derrame de petróleo

Uma delegação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo, visitou a sede do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), nesta terça-feira, 17 de Junho, para avaliação dos projectos e iniciativas conjuntas, no âmbito do monitoramento de derrames de petróleo e da detecção e mapeamento de indicadores de hidrocarbonetos nas bacias interiores, utilizando dados de satélite na ferramenta Tech-Ecologia.

A visita serviu, igualmente, para a ANPG conhecer o Centro de Geodados – GEDAE, onde são desenvolvidas soluções geoespaciais modernas para organizações públicas e privadas, através da utilização de imagens de satélite, inteligência artificial e desenvolvimento de aplicações.

Serviu ainda para apreciação de novos projectos conjuntos ligados a utilização de imagens de satélites ou de soluções tecnológicas.

As instituições fizeram um balanço positivo dos resultados da colaboração e delinearam planos para o seu reforço. A aposta da ANPG nos produtos e serviços do GGPEN baseia-se na prioridade dada ao conteúdo local e no reconhecimento das valências do GGPEN em termos de capital humano altamente qualificado e inovador e compromisso com a apresentação de resultados com rigor e excelência.

Estiveram presentes no referido encontro os membros do Conselho de Administração da ANPG, liderados pelo Presidente do Conselho de Administração, Paulino Jerónimo, bem como a direcção do GGPEN, liderada pelo Director Geral, Dr. Zolana Rui João.

A parceria

Atendendo ao desafio de monitorar a ocorrência de derrames nos mares africanos e de Angola, em particular, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) desenvolveu a solução tecnológica espacial Tech-Ecologia, que permite fiscalizar e detectar derrames de petróleo, a partir do uso de imagens de satélite e inteligência artificial.

Actualmente, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e o GGPEN possuem um contrato de prestação de serviços para uso da solução Tech-Ecologia para o monitoramento de derrames de petróleo na costa angolana. O serviço tem permitido à ANPG receber alertas de ocorrência de derrames e obter dados sobre a frequência e quantidade de petróleo derramado no offshore nacional.

As imagens de satélites permitem observar grandes extensões de área do oceano a custo reduzido. Com a Tech-Ecologia é possível fazer o monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo relatórios de monitorização de derrames e acesso à ferramenta online de monitorização, disponibilizando dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.