
“Hoje compreendo melhor o papel da tecnologia espacial para o futuro de Angola”
Monção Piedade Correia Pontes está a cursar o 5º ano de Engenharia Industrial e Sistemas Eléctricos, na Universidade Metodista de Angola, com forte interesse no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas às telecomunicações e à inovação no sector energético.
O jovem é um dos quarenta estudantes e profissionais angolanos beneficiados com a bolsa da Teaching Science & Technology (TSTI), oferecida pelo GGPEN, para o programa “Understanding Space”, uma iniciativa de excelência que já formou especialistas dos maiores players da indústria espacial mundial.
“Essa oportunidade tem sido fundamental para o aprofundamento dos meus conhecimentos em telecomunicações e tecnologias espaciais, além de reforçar a minha compreensão sobre o papel dessas áreas para o futuro de Angola”, disse.
O seu primeiro contacto com o GGPEN ocorreu durante a Semana Mundial do Espaço 2024, onde teve a oportunidade de explorar o impacto das tecnologias espaciais nas telecomunicações. Durante o evento, participou de discussões sobre o uso de satélites na conectividade e transmissão de dados, compreendendo a sua importância para o desenvolvimento do país.
Ao longo da sua formação académica, aprofundou os seus conhecimentos em telecomunicações por meio das disciplinas de Fundamentos de Telecomunicações, Sistemas de Redes de Telecomunicações, Sistemas de Comunicação via Rádio e Sistemas de Comunicação Móveis.
“Esses estudos fortaleceram a minha compreensão sobre redes, comunicação e tecnologias aplicadas ao sector e o contacto com o GGPEN está a consolidar esse aprendizado, permitindo que eu amplie a visão sobre a integração entre telecomunicações e tecnologia espacial”, expôs o jovem.
Tal aprendizado tem feito diferença na carreira profissional de Monção Pontes que possui passagens por empresas públicas e privadas nacionais.