
Inteligência Artificial: jovem cria plataforma para ajudar a encontrar documentos perdidos
Formado em Engenharia de Software pela Universidade Kimpa Vita, Uíge, José Conde Pinto sempre foi dedicado e apaixonado por tecnologia e por mudar a vida das pessoas por meio dela.
O seu primeiro contacto com a área espacial começou em 2022, quando conheceu o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).
José Pinto fez a primeira formação de Montagem e Manutenção de Antenas VSAT, com participantes de várias instituições a nível nacional, no INSTIC.
Em Novembro de 2024, concluiu a sua licenciatura, com a criação de uma Plataforma Mobile (Android e IOS), disponível na PlayStore, designada Wana que ajuda pessoas a procurar e encontrar os seus documentos perdidos.
A plataforma utiliza Inteligência Artificial para automatizar o envio de SMS aos utilizadores, sempre que os seus documentos são submetidos.
“Criei a plataforma com o objectivo de ajudar as pessoas que sofrem com custos financeiros e emocionais causados pela perda de documentos, tendo em conta a necessidade urgente e a demora do tratamento de segundas vias”, disse.
Com a Wana, o engenheiro José Pinto conquistou a nota final de 18 valores. Até o momento, já conseguiu parceria com instituições de comunicação social para facilitar na gestão dos documentos que frequentemente recebem.
Actualmente, trabalha no Ministério da Educação, como professor de Programação no Ensino Médio e pretende se especializar na área de Ciências de Dados para futuramente dar suporte em áreas específicas ligadas ao sector espacial.