Engenheira dedica-se a educar jovens sobre tecnologia espacial

Formada em Engenheira de Electrónica e  Telecomunicações  pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Sara Queirós integra o grupo de Embaixadores para a Educação Espacial do GGPEN e tem se destacado na transferência de conhecimento sobre tecnologia espacial. 

A engenheira Sara foi seleccionada em 2022, devido ao seu engajamento e interação nas redes sociais do GGPEN e participação em algumas actividades institucionais, desde 2019. 

Como resultado, actualmente, a jovem engenheira participa do Programa de Estágio do GGPEN onde inicialmente esteve alocada no Departamento de Gestão de Infraestruturas Espaciais.

“Neste Departamento realizava trabalhos técnicos ligados aos equipamentos hidráulicos e eléctricos que contribuem com eficiência para a sustentabilidade do Centro de Controlo e Missão de Satélites”, disse, acrescentando que hoje, está a estagiar no Departamento de Educação Espacial. 

“Na sequência dos trabalhos no Departamento de Educação Espacial, coordenei a equipa dos embaixadores em duas actividades de grande importância, onde estivemos à frente da Feira de Inovação Tecnológica do Itel, com a missão de informar sobre os benefícios da tecnologia espacial e desmistificar a tecnologia espacial nas diferentes camadas da nossa sociedade civil, e não só”, disse. 

A outra actividade que a engenheira Sara actuou foi a Semana Mundial do Espaço 2024, em que teve a missão de coordenar e supervisionar os embaixadores que estiveram a realizar palestras em algumas instituições do ensino de base ao ensino superior em todo o país.

“Espero continuar a realizar mais actividades como palestras, workshops e formações em diferentes instituições de ensino a nível do país”, falou.

Sara Queirós é ainda professora de Matemática e Física, palestrante e formadora dos cursos de Comunicação via Satélite, Desenho, Construção e Lançamentos de Pequenos Satélites e Electrónica Analógica e Digital.