Jovem engenheiro cria Clube Espacial na Huíla

Como resultado das actividades da Semana Mundial do Espaço 2024, o Engenheiro de Electrotécnica e Telecomunicações pela Universidade Independente de Angola (UnIA), Edilson Tomás Vicente, está fortemente engajado na criação do Clube Espacial na Huíla.

A iniciativa tem como objectivo trabalhar com jovens dos Institutos Médios e Superiores da província, no desenvolvimento de projectos espaciais, tais como Cansats, Cubesats, DroneSats e robôs de exploração espacial, que serão utilizados em futuras missões espaciais no deserto do Namibe.  

Ressaltar que os desertos têm sido usados em missões espaciais para treinamento e testes, por conta de suas características geológicas e de comunicação.

O também Coordenador do Curso de Electrónica e Telecomunicações no Instituto Politécnico da Humpata tem, igualmente, trabalhado no protótipo de um carro eléctrico e no monitoramento de animais em vias de extinção, utilizando tecnologia espacial.

“Sempre pensei um dia poder participar em um projecto ligado à área espacial, fundamentalmente na construção de satélites. No Angotic 2023 soube da existência do programa de Educação Espacial do GGPEN, que me despertou interesse em poder fazer parte”, disse.

Ao regressar para a Huíla, já como Embaixador para Educação Espacial do GGPEN, o também professor das disciplinas de Sistemas Digitais, Electricidade, Electrónica e Tecnologias de Telecomunicações, começou a influenciar os estudantes a desenvolverem projectos de final de curso ligados ao sector, já que na altura, em toda província, “não haviam projectos de final de curso ligados ao espaço”.

“Fruto desta influência, sugeri a um dos grupos de estudantes, que orientei no Instituto Politécnico da Humpata, que trabalhasse em um projecto de final de curso de montagem de um protótipo de exploração espacial, denominado Mars Rover, que mais tarde foi apelidado pelos estudantes de Njila – um dos projectos de maior destaque à nível provincial e que se enquadrou bem na estratégia de divulgação da Educação Espacial. Teve também o projecto de montagem de um Cansat, como ferramenta de apoio às disciplinas de Telecomunicações e Tecnologias de Telecomunicações”, ressaltou. 

Para o futuro, o mentor e orientador de Projectos Tecnológicos ligados a Electrónica, Telecomunicações, Aplicações Espaciais, Robótica, Automação e Internet das Coisas, garante continuar a trabalhar fortemente na divulgação dos projectos do Programa Espacial Nacional e na disseminação do conhecimento sobre o espaço, na província da Huíla.